sexta-feira, 29 de abril de 2011

SOCORROOO - PRECISO CONTRATAR SERVIÇOS NA PRAIA GRANDE. E AGORA?

Há algum tempo precisei contratar uma pessoa para consertar o chuveiro do meu apartamento que apresentava vazamento. Não era exatamente no chuveiro e sim na conexão do cano com a parede. Conversei com alguns amigos até que um me indicou: "Chama o fulano. Ele mexe com isso". Pensei comigo contratar alguém indicado por um amigo certamente me dará mais segurança. Resumo da história:

- Ele veio ao apartamento, olhou e de bate pronto passou o veredicto: "É fácil. Só trocar a conexão. Em 30 minutos eu faço o serviço e fica em R$ 30,00.". Perfeito, pensei comigo.
- 15 minutos depois ele voltou e disse: "Olha Seu Juka a pessoa que fez o serviço de instalação usou um material ruim e preciso trocar o prolongamento do cano também. Vai dar um pouco mais de trabalho e o preço vai mudar." Rapidamente eu respondi: "Ok. Quando você pode fazer e quanto fica?. Amanhã mesmo, ele respondeu e o novo preço é R$ 60,00. Aprovei o serviço sem problemas e fui para São Paulo a trabalho. Como foi indicado e eu já o conhecia antes da indicação, autorizei a entrada durante a minha ausência.

Resultado: 30 dias depios eu estava sem chuveiro! Quando avisei ao amigo que me indicou que não precisava mais dele (detalhe: mandei um torpedo pelo celular, com cópia para ele), imediatamente ele me ligou dizendo: "Pow.. que tipo de homem é você?" Como se minha classificação sexual estivesse incluída na negociação. "Por que não veio até minha casa que nós acertaríamos isso?".

Eu disse para ele que eu era o "Cliente" e que se alguém tinha que procurar alguém, era ele.

Então vamos ao que interessa. Por que a Prestação de Serviços na PG é tão ruim? Toda semana, sem exagero ouço alguém falando que contratou um serviço que não foi feito, foi mal feito ou o tempo foi muito maior do que o combinado.

Seja um pintor, encanador, marceneiro, mecânico, carpinteiro, pedreiro ou qualquer outro tipo de prestador de serviços, todos tratam as negociações como se fossem papo de botequim. Não há respeito pelo combinado e pior, se pagar adiantado, o prejuíso é em dobro por que ele não vai fazer e não vai devolver o seu dinheito por que sofreu um acidente, foi assaltado, perdeu ou comeu!
Quando é que poderemos contratar alguém com a segurança e responsabilidade que agimos quando somos contratados para realizar nossos serviços. Por que não somos levados a sério e eles se sentem tão impunes, sem qualquer receio de serem punidos de alguma forma?

Hoje mesmo, 29 de abril de 2011, conversei com um amigo no café que contratou um rapaz que não fez o serviço, pediu dois adiantamentos, disse que comprou o material e que a "Casa" entregaria no sábado. A Casa não entregou (então ele mentiu) e não apareceu na segunda para fazer o serviço. Tudo isso fica parecendo brincadeira de criança.. um mundo de faz de conta onde a gente contrata e eles fingem que aceitam, recebem e fingem que fazem. Outro amigo, dono de um Quiosque contratou alguém para colocar uma porta no banheiro. Esperou, esperou e o fulano não apareceu.

Ainda tem aquele conhecido como "faz tudo" e no final, já sabe né. Esses picaretas brincam com com a gente como se nada pudesse atingí-los. Já ouvi casos onde, ao cobrar pelo serviço pago, o morador foi ameaçado se tomasse alguma providência. Utilizando a impunidade e ameaças, esses picaretas continuam andando por ai e enganando mais e mais pessoas. 
Eu vou criar uma página em nosso Grupo no Facebook para que cada um cadastre lá aqueles profissionais que já contrataram antes e que apresentaram um serviço responsável.
  • Seriedade
  • Responsabilidade sobre o combinado
  • Qualidade e
  • Honestidade
Será importante, no entanto que vocês, quando tiverem a chance, converssasem com essas pessoas e digam para elas que a partir de agora fazem parte de um cadastro na internet de "SERVIÇOS CONFIÁVEIS" e que passarão a ser chamados por mais pessoas. Isso é bom para valorizar os bons profissionais. Diga também que serão monitorados em seus serviços. Os bons serão divulgados cada vez mais. 

Cada vez que forem contratados, será legal que a experiência seja relatada no Grupo. Quem prestar um mal serviço será retirado dessa indicação. Ao contrário, quem prestar um bom serviço será ainda mais valorizado.

Lembro também, a cada um, que quando for contratar serviços estabeleçam regras bem claras e sobre tudo o que foi combinado:
  • - não pague adiantado
  • - se precisar comprar materiais, na medida do possível, compre você mesmo(a). Se não puder, peça nota de tudo no dia seguinta a compra. Se não apresentar, encerre o serviço. Isto já é um sinal de má fé. Se disser que esqueceu a nota, mande buscar.
  • - escreva tudo o que foi contratado, estabeleça datas para cada etapa e monitore o cumprimento.
  • - só faça pagamentos intermediários se as etapas forem cumpridas. Atrasou a entrega de algo, postergue também o pagamento na mesma proposção. Isto deve ser combinado desde o início.
  • - não dê intimidade demais. Se possível, evite ceder refeições, por exemplo. Inclua no preço e pague para ele almoçar fora.
  • - não admita bebida alcoólica durante o trabalho. Deixe bem claro. Se beber, tá fora.
  • - combine horário e dias de trabalho. Se não cumprir, que compense em outro dia. Se não concordar, encerre o serviço.
Lembre-se: um bom serviço prestado começa por uma contratação bem feita. Procure contratar as pessoas recomendadas no Grupo de Amigos da Praia Grande. Eles sabem que se falharem, a informação será divulgada na internet e ele perderá muito mais Clientes do que acontecia antes. Chega de impunidade!

Nenhum comentário:

Conheça um pouco mais sobre nossa cidade.

Operação praia limpa. Campanha bem legal da empresa de coleta do Rio de Janeiro.