sexta-feira, 30 de novembro de 2012

VOCÊ ESTÁ PERDENDO CLIENTES. NÃO TENHA DÚVIDAS DISSO!

Existem mil e uma maneiras de perder Clientes. O pior de tudo é que os que se dizem empreendedores, mas que vivem reclamando da falta de vendas conseguem criar novas formas todos os dias.


Quero relatar algo que aconteceu comigo, então o testemunho é pessoal. Se você não é cabeleireiro(a), não se preocupe. É muito fácil traçar um paralelo desta situação com o teu negócio.

Moro em Praia Grande há 6 anos e meio. Minha primeira residência era na Vila Tupi. Comodamente encontrei um Salão de Cabeleireiro ao lado de casa e pela facilidade, passei a frequentá-lo. Sempre estabeleci um bom e cordial relacionamento. Gosto de conversar então foi bem fácil.

Dois meses depois me mudei para o Canto do Forte, mas continuei frequentando este salão. Quando vinha de SP ligava da estrada e dizia "to chegando" e era prontamente atendido.

Dois anos depois fui apresentado a uma nova cabeleireira aqui no Canto do Forte e resolvi experimentar. Gostei. Passei então a frequentar este novo salão, tão cômodo quando o primeiro.

Três anos depois comecei a trabalhar no Instituto PG Social que fica ao lado de um outro salão. Ao lado mesmo.. parede com parede. Mais cômodo que isso difícil, né? Resolvi experimentar.... não gostei tanto, mas ficou tão, mas tão cômodo que passei a dar um "tapa no black" por lá mesmo quando sobra um tempinho.

Até ai, tudo tranquilo não fosse um fato absurdo no mundo dos negócios: NENHUM DOS DOIS SALÕES ANTERIORES ME LIGOU PARA SABER POR QUE EU PAREI DE UTILIZAR SEUS SERVIÇOS!!!!!!!

Gente... somando os dois, foram 5 anos de fidelidade! Não há outra palavra que descreva tamanha falta de respeito com um Cliente. Não eu... mas o Cliente. Imagino que se fazem isso comigo, fazem cotidianamente. Depois reclamam porque não conseguem vender mais, manter seus negócios, pagar suas despesas e ai - CRITICAM A CIDADE DE PRAIA GRANDE por ser ruim para pequenos empresários. Um simples telefonema poderia ter desenhado um novo fim.

Trace um paralelo desta situação com o teu negócio e veja se você não está cometendo erros semelhantes. Não adianta ter um atendimento nota DEZ, mas tirar nota ZERO no quesito "manutenção de Clientes".

Pense nisso!!

Nenhum comentário:

Conheça um pouco mais sobre nossa cidade.

Operação praia limpa. Campanha bem legal da empresa de coleta do Rio de Janeiro.