Para os que ainda não conhecem, este é o Blog oficial do Grupo Amigos da Praia Grande no Facebook. Criado em fevereiro de 2011, o grupo rapidamente ascendeu no cenário social da cidade conseguindo manter uma postura apolítica e totalmente voltada para a união de pessoas que têm em comum a paixão por ajudar o próximo. No meio do caminho ganhou o apelido de "Grupo APG", além de uma marca própria que hoje identifica suas ações e projetos.
Além da apoliticidade o Grupo APG também não adotou nenhuma vertente religiosa o que permitiu que a razão para ficar e participar realmente fosse a solidariedade.
Diferente da grande maioria dos Grupo atualmente existentes, o Grupo APG cria e desenvolve ações sociais de pequeno, médio e grande repercussão, mas que tem entre si a colaboração dos próprios membros. Em uma rápida pesquisa neste mesmo blog é possível conhecer um pouco mais do que já foi desenvolvido pelo APG.
Um dos diferenciais importantes do Grupo APG é que entre os existentes voltados para o público da Baixada Santista, é o único que acena como um espaço profissional e bem elaborado para inserção de anúncios. Um destes diferenciais oferecidos é o perfil do público alvo, como pode ser visto a seguir:
Os itens em identificados no índice pela cor amarela não forma mencionados pelos membros do Grupo. Os membros do Grupo APG deixam claro que não estão, em sua grande maioria, preocupados com preços, promessas, quantidade ou beleza dos anúncios. O principal foco está em oferecer aquilo que precisam e cumprir aquilo que foi combinado.
A grande concentração de membros localizados em Praia Grande pode sugerir que a "maioria" dos produtos ou serviços anunciados por empresas de outras regiões e que não tenham atendimento presencial nesta cidade não surtem qualquer efeito prático ou retorno comercial.
Diferente da maioria dos Grupos, o APG é caracterizado por reunir e manter fiel um público adulto e consecutivamente, com preferencias e perfil de compra bem definidos. Produtos de ocasião, juvenis, modismos ou futilidades dificilmente encontrarão bom potencial de compras.
Com quase 90% dos homens tendo idades superiores a 30 anos, cria-se naturalmente uma segregação natural com relação ao perfil de compra e principalmente nível de exigência com relação a qualidade no atendimento e cumprimento do compromisso assumido. A experiência também sugere que as compras são mais racionais do que emotivas ou impulsivas.
Dificilmente algo como sandálias Melissinha ou novos modelos da Barbie encontrariam espaço entre o público feminino do Grupo APG. Claro que há as exceções, no entanto é fundamental analisar o potencial de retorno X investimento de tempo e recursos visto que há Grupos específicos para os públicos compradores destes produtos. O que compram as mulheres com mais de 30 anos? Ai é com você!
Por si só o número médio de membros que efetivamente estão antenados no Mural sugere que os produtos voltados ao público feminino tem muito mais potencial de retorno do que aqueles voltados ao público masculino. Outra ótica possível é que mesmo nos casos onde quem irá pagar é o homem, focar os argumentos e linguagem no público feminino tende a possibilitar maior sucesso. Mesmo que o pagamento seja feito por ele, ela é quem recomenda, indica, escolhe e possivelmente decide a compra
Fonte: estes dados foram aferidos através de pesquisa realizada diretamente no Mural do Grupo APG fornecendo as opões entendidas como fundamentais para determinação do Perfil de seus Membros. Todos tiveram igual oportunidade de escolha. A pesquisa foi feita entre outubro e dezembro de 2011. O percentual de respostas atingiu entre 20% e 25% do público ativo, ou seja, aqueles que mensalmente publicam no Mural do Grupo = aproximadamente 800 pessoas. O percentual de leitores não ativos não é conhecido.
Como pode-se observar de antemão, trata-se de um Grupo diferente e que oferece uma proposta ainda inovadora aos seus Membros. O que temos notado, no entanto, é que os Anunciantes não diferenciam este potencial e com esta qualidade de informação dos demais Grupos criados com as mais diferentes finalidades. Dezenas de Grupos existes especificamente voltados para "Compra e Venda" e mesmo estes não se preocuparam em gerar dados estatísticos visando fomentar negócios entre seus próprios membros. O APG pensou nisso.
Pensando em tudo isso e considerando tudo o que foi possível analisar neste quase "ano e meio" de existência, elencamos a seguir algumas dicas com relação ao uso do Mural do Grupo APG que certamente irão ajudar sua empresa a obter melhores resultados em sua veiculação:
1) Se você tem uma empresa, evite anúncios que contenham apenas texto. O custo para desenvolver um folder eletrônico é baixo e o investimento vale a pena. Os anúncios com imagem tem uma visualização comprovadamente maior. Fale com a gente que temos bons desenvolvedores que poderão auxiliá-lo nisso.
2) Se sua linha de produtos é grande, não faça várias publicações em sequência. Crie um álbum de imagens. Coloca na legenda de cada imagem os dados sobre cada produtos ou linha de produto, preços e dados técnicos. Em seguida no Mural divulgue o link do álbum com um bom argumento. Anúncios sequenciais acabam por provocar certa irritação na maioria dos membros, causando um desgaste perigoso à imagem de sua empresa.
3) Mantenha a frente de suas publicações uma pessoa apta a responder, de forma cordial e completa às consultas dos outros Membros. Delegar a publicação dos anúncios a pessoa não habilitada para atender comercialmente tem provocado grande insatisfação aos consulentes.
4) Evite a publicação de anúncios em vários Grupos ao mesmo tempo. A possibilidade de perder possíveis consultas é grande e novamente o desgaste à imagem da empresa é inevitável. Dificilmente um consulente voltará a repetir a consulta.
5) Quando uma pessoa fizer uma pergunta ou consulta sobre seus produtos, não peça a ele para ligar para você. Procure-o no próprio Mural ou via inbox e exerça sua função de "vendedor".
6) Evite publicar várias vezes o mesmo produto, no mesmo Grupo em curto intervalo de tempo. O excesso de exposição é tão prejudicial quanto a falta dela. Invista em anúncios criativos e com bom apelo comercial, motivando as pessoas a consultar. Simplesmente repetir pode não atrair e ainda gera descontentamento em quem, naquele momento não está interessado no produto. Faça uma avaliação da velocidade em que o Mural "sobe" e use um critério planejado de publicações. As publicações em vários Grupos ignoram este conceito e em alguns momentos você pode republicar um anúncio que ainda está no topo da página em alguns dos Grupos.
Uma última dica e tão importante quanto todas as outras juntas é a necessidade de se praticar o RELACIONAMENTO. Empresas de todo o mundo investem milhões de dólares na capacitação de seus colaboradores para que não abram mão de potencializar cada oportunidade que possa trazer algum tipo de benefício para a imagem e para a corporação. Nota-se que no Facebook as empresas pedem para ser adicionadas aos Grupos e ao serem aceitas, esquecem os bons modos como "bom dia, boa tarde ou boa noite" ou ainda um cordial.. "obrigado por me aceitarem". Segundos após terem sidas aceitas já despejam anúncios nos Mural. Neste momento nem importa se é uma publicação ou se são várias... "a primeira impressão já ficou".
Não perca a chance de se ambientar e criar uma boa imagem. Participe do dia a dia do Grupo. Converse com as pessoas. Adote o hábito de cumprimentar quando chega e responder aos cumprimento dos Amigos. Não é necessário responder à todos, mas o simples fato de falar com alguns vez ou outra já demonstrará que que existe alguém, uma pessoa atrás da máquina e que está ali como um Amigo que traz coisas boas e não de entidade jurídica que apenas entra para enfiar "goela abaixo" seu desejo de vender, vender e vender!
Esta socialização lhe permite conhecer pessoas, identificar formadores de opinião dentro do Grupo, potencializar necessidades e o principal, conseguir indicação desses Amigos. Ao vender para alguém do Grupo, divulgue no Mural. Converse com a pessoa para que todos vejam. Consiga que ela ratifique, por escrito, a sua satisfação. Esta será a sua maior e melhor referência diante dos outros Membros.
Postaremos novas dicas em breve. Em caso de dúvidas, procure o administrador do Grupo Juka Oliveira. Ele terá prazer em colaborar com o seu sucesso! Envie sua mensagem para pgamigos@hotmail.com
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